Principais causas da pobreza

Principais causas da pobreza

Viver com menos de US$ 2 por dia é a realidade de muitos. Ainda que pareça algo impossível, isso é a realidade de cerca de 600 milhões de pessoas em todo mundo atualmente.

Falamos de 8% da população global e que vive em extrema pobreza, comumente definida como sobrevivendo com apenas US$ 1,90 por dia, ou até menos.

Diante de um cenário como esse, parece difícil pensar em uma solução que atenda as diferenças culturais e a realidade de cada país, mas podemos contribuir para melhor essa realidade, compreendendo como ela acontece.

A seguir, algumas das principais causas da pobreza

Desigualdade e marginalização

Todas as desigualdades econômicas e sociais significam a mesma coisa: pouco ou nenhum acesso aos recursos necessários para viver uma vida plena e produtiva.

Uma comunidade marginalizada pode se tornar ainda mais vulnerável ao ciclo da pobreza. Falamos aqui de desigualdade de gênero, sistemas de castas, marginalização baseada em afiliações raciais ou tribais…

Para que uma população supere a pobreza, todos os grupos devem ser considerados nos processos de tomada de decisão.

Guerras

Atualmente, as guerras são uma das formas mais comuns de risco que conduz à pobreza, basta olhar para a Síria.

Em seu décimo ano de conflito, a classe média da Síria foi praticamente destruída e mais de 80% da população agora vive abaixo da linha da pobreza.

Cabe destacar ainda que, durante períodos de violência e guerra, famílias chefiadas por mulheres se tornam muito comuns.

E como as mulheres geralmente têm dificuldade em conseguir um trabalho bem remunerado e são excluídas da tomada de decisões de muitas comunidades, suas famílias tornam-se muito vulneráveis.

A fome

Acredite, a fome também é uma causa – e manutenção – da pobreza. Se uma pessoa não receber comida suficiente, obviamente, ela não terá a força e a energia necessárias para trabalhar

Além disso, se uma mulher grávida encontra-se desnutrida, isso será repassado ao filho, causando baixo peso e altura na criança.

Isso pode acarretar em uma vida inteira de impactos: adultos atrofiados quando crianças ganham, em média, 22% menos do que os que estão na média populacional de altura e peso.

Um bom exemplo é o da Etiópia, onde o nanismo contribui para uma redução de 16% do PIB.

Falta de saneamento básico

A água contaminada causa uma multiplicidade de doenças, de crônicas a fatais. A falta de saneamento básico em muitas comunidades, pode agravar a pobreza.

Sabe-se que mais de 2 bilhões de pessoas no mundo enfrentam esse problema. Isso faz com que esses indivíduos passem coletivamente cerca de 200 milhões de horas todos diariamente caminhando longas distâncias para buscar água.

Esse tempo poderia ser usado no trabalho ou na educação, para ajudar a garantir melhores condições de vida presente ou futura.

Citamos apenas algumas das principais causas da pobreza, porém há muitas outras e que, geralmente, têm um efeito conjunto. Esperamos que essa realidade possa ser modificada nos próximos anos, com a ajuda de todos e sem esperar muito dos governantes.