A influência da pobreza no equilíbrio do meio ambiente

A influência da pobreza no equilíbrio do meio ambiente

Você acha que a pobreza pode afetar muito o meio ambiente? Existe um duelo de opiniões a respeito do tema, pois a população de renda baixa tanto pode diminuir o impacto ao meio ambiente quando comparado a população de classe média e alta, como pode influenciar negativamente com mais intensidade.

A população de baixa renda, por exemplo, geralmente não possui carro próprio, nem viaja em avião com frequência, utilizam transportes coletivos ao invés, assim sendo, contribuem positivamente para a redução da utilização de combustíveis. Também consomem muito menos produtos importados, estes que reduzem significativamente a utilização de transportes internacionais.

Porém, existem alguns fatores que devido a abstinência de educação, leva principalmente a população de renda baixa a abusar mais do meio ambiente inconscientemente, ou pelo menos, sem prever as consequências que poderia acarretar. 

O impacto da falta de educação no desflorestamento

O desflorestamento é um dos casos mais graves que contribui negativamente para o aquecimento global e impacta o meio ambiente. Desflorestar através da queimada é definitivamente a forma mais fácil e rápida de destruir as árvores e abrir espaço para utilizar o espaço livre de outra forma, no entanto a realização deste gera efeitos negativos muito graves para o mundo, estes que se tornam muito difíceis de serem revertidos.

A queimada em grande escala pode trazer inúmeros problemas graves, como por exemplo: a poluição do ar, contaminação da terra e incapacidade para replantar em muitos casos, redução da produção de oxigênio e limpeza do ar, matança de diversos animais e desequilíbrio da fauna e flora, podendo até levar muitas espécies à extinção.

Contaminação do meio ambiente e reciclagem de lixo

É muito comum ver em bairros mais pobres que as ruas estão mais sujas e a falta da possibilidade de realizar a coleta seletiva. A parte que o governo investe muito pouco na limpeza destes locais, essas comunidades também sentem falta da educação familiar a respeito da importância de reciclar o lixo.

Educar as pessoas a jogar o lixo no local correto afeta positivamente a população em diversos níveis. Antes de qualquer coisa, viver em um local limpo e organizado é prazeroso principalmente para o próprio indivíduo. No entanto, quando um já nasce em um local sujo, e onde seus amigos e familiares também contribuem para esta sujeira, se torna difícil obter informações e força suficiente para romper este ciclo.

Já a respeito da reciclagem de lixo, este é um fato extremamente importante. Primeiro que as fontes de matéria prima para fabricar embalagens não são infinitas, assim que devemos cuidá-las para mantê-las ao nosso alcance. Outro fato é que a nossa fauna e flora estão sendo gravemente afetadas pelo excesso de plástico, principalmente os que habitam o oceano.

Estamos chegando em um momento crítico onde o aquecimento global vem sendo cada vez mais notado. É hora de realizar uma mudança na maneira de pensar e re-educar nossa população, a não só deixar de poluir, mas também ajudar a limpar. Isso é crucial se quisermos ver nossas próximas gerações vivendo com saúde.